quarta-feira, maio 03, 2006

"Agricultura biológica na Ovibeja"

Nos termos de um artigo de Teixeira Correia, publicado no Jornal de Notícias, "A Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS-Beja) e a Associação de Jovens Agricultores (ASAJA-Huelva), promoveram ontem, no âmbito da Ovibeja, um encontro englobado no Projecto 'Transur Eco-Agro' que está a ser posto em prática nas duas regiões (Baixo Alentejo e Andaluzia/Espanha) desde o ano passado, visando o desenvolvimento da agricultura biológica.
Claudino Alves (ACOS) e José Suarez Tejeiro (ASAJA) expressaram o mesmo tipo de preocupações relativamente aos problemas com que aquele sector específico se debate, designadamente a cadeia de comercialização para fazer chegar os produtos aos consumidores nas melhores condições.
De forma a melhor auxiliar os agricultores, foi também inaugurado num dos edifícios da feira o Centro de Apoio ao Fomento da Agricultura Biológica. E porque a Ovibeja procura promover o que de melhor existe na região na área dos produtos tradicionais, a Confraria dos Enófilos divulgou a lista e fez a entrega de prémios do XV Concurso dos Melhores Vinhos do Alentejo/ Colheita de 2005.
Entretanto, a Associação de Agricultores do Baixo Alentejo celebrou também ontem 30 anos, tendo Francisco Palma defendido que 'os objectivos são os mesmos de sempre'. 'Unir os agricultores na luta pelas suas causas e o reforço do sector', destacou, sustentando que a agricultura não vai morrer na região.
Paralelamente, Manuel da Cruz, artesão de madeiras e que mostra o seu trabalho no pavilhão de Ourique, ofereceu a Marques Mendes, líder do PSD que ontem visitou a feira, uma caixa guarda-jóias pintada a vermelho. 'Para que não se esqueça que o Alentejo existe', explicou." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: