terça-feira, abril 17, 2007

"Resíduos: 50 mil utilizadores vão fazer registo electrónico"

O Diário Digital adianta que "Produtores e empresas gestoras de resíduos vão passar a ter um modelo único de registo informativo do lixo, por via electrónica, prevendo-se que até finais de Maio estejam abrangidos por este sistema cerca de 50 mil utilizadores.
«Este sistema é essencial para termos mais informação sobre a quantidade e a qualidade dos resíduos produzidos, para sabermos onde estão e quem produz o quê», sublinhou hoje o secretário de Estado do Ambiente na apresentação pública do Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos (SIRER).
Humberto Rosa referiu-se ao SIRER como um «passo de gigante em termos de simplicidade», já que facilita o registo e acesso a dados sobre lixo e será um instrumento fundamental para «tratar os resíduos como algo que tem valor de mercado» e para concretizar a taxa de gestão de resíduos.
Esta taxa vai ser diferenciada de acordo com o destino final que é dado aos resíduos, sendo a deposição em aterro mais penalizada." (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Nenhum comentário: