quinta-feira, abril 05, 2007

"Huambo: Autoridades tradicionais pedem intervenção para a defesa dos campos agrícolas" dos hipopótamos

O AngolaPress dá conta que "As autoridades tradicionais e camponeses do município do Bailundo (norte da cidade do Huambo) pediram a intervenção da direcção provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal para pôr cobro as constantes ameaças de que são vítimas e estragos nos seus campos agrícolas, fruto das acções dos hipopótamos.
De acordo com o administrador da comuna de Luvemba, Vicente Capoco, o grito de socorro dos lesados deve-se ao facto de os hipopótamos locais constituírem ameaça às suas vidas e aos campos agrícolas da região, afigurando-se, por isso, importante que se tomem medidas cautelares para travar a situação.
Segundo o informador da Angop, mais de cinco campos de milho, feijão, massambala, bananal, mandioca e ginguba já foram devastados pelos hipopótamos que continuam a invadir a localidade.
Por sua vez, o administrador da comuna de Hengue, Adelino Simões, representante da região onde pelo menos três mil camponeses viram as suas culturas destruídas, se a situação continuar a população corre riscos de enfrentar problemas alimentares proximamente, urgindo, por isso, a imediata resolução desta situação.
Os povoados de Chicunda Hengue e Chinvaja, localizados nas margens dos rios Cupassi e Keve são, até ao momento, os mais afectados pela acção dos hipopótamos. A invasão dos campos agrícolas começou na comuna de Hengue (Bailundo).
Como medida de contenção, os camponeses da região estão a activar armadilhas tradicionais para caçar os hipopótamos."

Nenhum comentário: