quarta-feira, abril 18, 2007

"ONU poderá aprovar até dia 27 um acordo internacional para as florestas"

Como dá conta um artigo do jornalista Ricardo Garcia, constante da edição de hoje do Público, "Um primeiro tratado internacional da ONU para as florestas poderá ser adoptado até ao final da próxima semana. Cerca de 500 representantes de governos, de organizações internacionais e da sociedade vão discutir e eventualmente aprovar, em Nova Iorque, o texto final de um acordo com os princípios comuns para a gestão sustentável de todas as florestas. O documento, no entanto, não terá poder vinculativo.
Há quase duas décadas que a ONU procura aprovar um tratado sobre as florestas, mas sem sucesso. A principal tentativa foi feita durante a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro. Mas, com vários países a defender a soberania sobre os seus recursos naturais, tudo o que se conseguiu foi a adopção de uma declaração de princípios.
A ONU considera que um tratado, mesmo que não vinculativo, é um importante passo em frente. 'Um novo instrumento como esse proporcionará um quadro articulado, coordenado e prático para a gestão sustentável das florestas', sustenta, num comunicado, Hans Hoogeveen, presidente da reunião da ONU onde o tratado será discutido até ao próximo dia 27.
No texto em cima da mesa, um dos objectivos é reverter, até 2015, a redução das florestas. Entre 1990 e 2005, o mundo perdeu 3 por cento da sua área florestal."

Nenhum comentário: