duminică, aprilie 15, 2007

"Etiqueta ecológica europeia em discussão"

No Jornal de Notícias de hoje, Célia Marques Azevedo, Correspondente em Bruxelas, adianta que "Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia reúnem-se, amanhã e terça-feira, no Luxemburgo, com a revisão semestral da Política Comum da Pescas (PCP) em agenda.
Representantes dos 27 estados vão discutir a possibilidade de criar uma etiqueta ecológica europeia, a utilizar como forma de introduzir medidas de protecção ambiental no sector das pescas.
Os ministros vão, ainda, tentar chegar a uma posição comum para reabilitar as colónias de enguias. Em algumas regiões europeias a espécie está mesmo a extinguir-se. Bruxelas quer que sejam os estados membros a desenharem o seu plano de protecção, embora este tenha que seguir as normas europeias.
Outro peixe a clamar por protecção é o bacalhau do mar Báltico, estudando-se o estabelecimento de quotas de pesca, para reduzir em 10% por ano a taxa de mortalidade. Na reunião será também discutida a proposta da Comissão Europeia para a reforma do sector horto-frutícola. Entre outras medidas, Bruxelas quer abolir os subsídios à exportação."

Niciun comentariu: