quarta-feira, abril 25, 2007

"Codex Angola cria corpo de inspectores para fiscalizar área alimentar"

O AngolaPress noticia que "O Comité Nacional para o Código Alimentar Angola (Codex Angola) decidiu criar um corpo de inspectores, com formação adequada na área alimentar, para inspeccionar e fiscalizar o sector.
A decisão surge da necessidade crescente de prevenção de doenças transmitidas por alimentos, segundo expressa o comunicado saído das terceiras Jornadas técnico-científicas daquele órgão, realizadas quinta-feira última, em Luanda.
Para a actuação dos inspectores, cita o documento, serão criados manuais de procedimentos e vai ser necessário a existência da rede de laboratórios devidamente acreditados, com métodos e técnicas de referência que possam controlar os laboratórios privados que apoiam operadores económicos.
Além da criação de uma entidade responsável e coordenadora da inspecção e fiscalização do sector alimentar, ficou decidida a implementação de área independente no que respeita ao inspeccionamento, instrução processual, decisão e aplicação de multas.
A concepção de medidas, com base científica, ao longo de toda cadeia de produção alimentar para prevenção da exposição dos alimentos a níveis aceitáveis de agentes microbiológicos e substâncias químicas foi também decisão do Codex Angola.
Os laboratórios do país carecem de capacidade para efectuar análises de aditivos, hormonas e contaminantes." (A hiperligação foi acrescentada)

Nenhum comentário: