quinta-feira, abril 19, 2007

"Clima discutido no Conselho de Segurança"

De acordo com o Público de hoje, "A questão das alterações climáticas foi levada terça-feira, pela primeira vez, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. O tema foi apresentado como um problema de segurança por alguns países. Mas outros questionaram a competência do Conselho para discutir o assunto.
'Um clima instável irá exacerbar os mecanismos centrais dos conflitos - como as pressões migratórias e a competição por recursos', argumentou a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Margaret Beckett, que presidiu à reunião, em Nova Iorque.
Mas países como a China, a Rússia, a Indonésia e a África do Sul, entre outros, protestaram. 'Os países em desenvolvimento acreditam que o Conselho de Segurança não tem nem a competência profissional para tratar das alterações climáticas, nem é este o lugar certo para participações extensivas que conduzam a propostas a serem aceites amplamente', disse o embaixador adjunto chinês Liu Zhenmin.
A maior parte dos países industrializados, incluindo o bloco da União Europeia, concordou com a posição de Margarett Beckett.
Nenhuma decisão foi tomada, mas Beckett considerou que se tratou de um 'dia histórico para o Conselho de Segurança'."

Nenhum comentário: