terça-feira, agosto 29, 2006

"Portugal é o pior a reciclar lixo"

O Público de hoje revela que "Portugal é o país que menos recicla lixo, no contexto da União Europeia (UE) dos 15, revela um estudo do Institute for Public Policy Research divulgado no site EUObserver.
Segundo este trabalho, que se baseia em dados de 2003 e 2004, os portugueses reciclam apenas três por cento do lixo que produzem. Valor que fica a léguas dos 65 por cento de detritos reciclados pelos holandeses. Surpreendentemente, os ingleses ocupam o terceiro lugar a contar do fim, porque apresentam uma baixa percentagem de lixo reciclado (18 por cento).
O estudo revela, por outro lado, que, na União antes do alargamento, Portugal era o segundo país que menos lixo produzia por habitante - 434 quilogramas de resíduos per capita. Só a Grécia tinha um valor mais baixo (433 quilos).
Por sua vez, o país campeão na produção de detritos por pessoa é a Irlanda. Os irlandeses reciclam perto de um terço dos 869 quilogramas de resíduos que produzem anualmente, seguidos dos dinamarqueses (696). Já os luxemburgueses produzem 669 quilogramas de lixo por ano e têm uma taxa de reciclagem que ronda os 36 por cento. Números muito próximos dos atribuídos aos nossos vizinhos: Espanha regista uma taxa de lixo reciclado de 35 por cento, produzindo 662 quilogramas de resíduos por ano." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: