quinta-feira, agosto 03, 2006

"Aprovado Programa Nacional para as Alterações Climáticas" de Portugal

O Público Última Hora noticia que "O Conselho de Ministros aprovou hoje o Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), que prevê a redução em dez por cento das emissões de carbono e cria uma ressalva para permitir novos investimentos industriais.
O ministro do Ambiente, Nunes Correia, disse hoje que o objectivo do programa é diminuir as emissões de carbono sem pôr em causa o 'relançamento da economia'. 'São medidas para uma menor intensidade carbónica e que, com bom senso e realismo, que possam manter uma reserva que permita atrair mais investimento para o relançamento da economia', afirmou.
As medidas previstas no PNAC 2006 pretendem 'diminuir na medida do possível o incumprimento de Portugal do Protocolo de Quioto' no período de 2008-2012. O ministro do Ambiente referiu que o Plano Nacional de Alocação de Licenças de Emissão, que é enquadrado pelo PNAC, 'está em condições de ser apresentado' à Comissão Europeia, prevendo a 'redução de 35,8 milhões de toneladas para 32,8 milhões de toneladas', o que significa uma redução das emissões carbónicas em dez por cento." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: