sábado, agosto 26, 2006

Brasil: Ecodiesel pede à CVM para ser listada na Bovespa

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta sexta-feira que recebeu pedido da companhia de biocombustíveis Brasil Ecodiesel para oferta de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O registro é o primeiro de uma empresa do setor e acontece em um momento em que a demanda por combustíveis renováveis baseados em vegetais cresce.
Uma porta-voz da CVM informou que a aprovação do pedido deve demorar cerca de três meses.
Em documento enviado à CVM, a Brasil Ecodiesel informou que é a maior produtora de biodiesel do país e que já forneceu 488 milhões de litros do combustível em leilões do governo.
Em maio, a Brasil Ecodiesel tinha capacidade para produzir cerca de 45 milhões de litros de biodiesel de soja e de óleo de mamona, mas espera ampliar esse nível para 645 milhões de litros em março do próximo ano, depois de abrir cinco novas instalações no país.
Recentemente, o presidente do conselho da Brasil Ecodiesel, Jório Dauster, ex-presidente-executivo da mineradora Companhia Vale do Rio Doce, disse que a empresa está considerando exportar biodiesel. Mas, nos próximos anos, o foco é atender a demanda no Brasil, projetada em 1 bilhão de litros em 2008.
O mercado doméstico para biodiesel é estimado atualmente em cerca de 840 milhões de litros por ano, segundo o Ministério de Minas e Energia.
No mês passado, o ministério informou que o governo pode introduzir uma mistura de 5% de biodiesel ao diesel em 2010, três anos antes do planejado, após leilões bem sucedidos do combustível.
O ministério projetava uma produção de 2 bilhões de litros, suficiente para atender à mistura de 5%, ou B5, em 2011, mas agora espera alcançar esse nível no início do próximo ano.
Uma mistura de 2% de biodiesel em todo o diesel comercial será obrigatório em 2008.
Alguns volumes de biodiesel comprado pela Petrobras em leilões recentes já estão sendo vendidos em postos de combustíveis. A lei atualmente permite o uso voluntário de biodiesel em uma mistura de 2%. A Brasil Ecodiesel informou que o combustível vem de sua usina no Piauí.
O Brasil exporta gasolina e tem carência de diesel. A mistura com biodiesel dará ao país mais independência energética, afirmam especialistas.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: