segunda-feira, agosto 14, 2006

"Ordenamento do Parque Natural do Alvão entra hoje em discussão pública"

De acordo com uma notícia assinada por Andréia Azevedo Soares, constante do Público Última Hora, "Inicia-se hoje o período de discussão pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Alvão, um documento que estabelece regras de uso e ocupação do solo. Até 29 de Setembro, os interessados podem consultar o documento no Instituto de Conservação da Natureza (na sede em Lisboa ou no sítio www.icn.pt) ou então nas autarquias envolvidas.
Haverá duas sessões públicas no próximo dia 17 de Setembro - uma às 10h00, no salão paroquial de Lamas de Olo e outro às 15h00, na Casa do Povo de Ermelo. A proposta mantém os actuais limites da área protegida, define 30 espécies animais como de conservação prioritária e desencoraja a expansão de florestas de coníferas e eucaliptos.
Esta zona verde do complexo de montanhas Alvão-Marão foi considerada parque natural há 23 anos, passando há nove a integrar-se na Rede Natura 2000.
Está na fronteira entre as regiões do Minho e Trás-os-Montes e compreende uma área e 7220 hectares partilhados pelos municípios de Vila Real e Mondim de Basto. Entre os objectivos do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), de acordo com um documento divulgado na passada sexta-feira, estão a preservação da biodiversidade, a valorização cultural e patrimonial, a sensibilização ambiental, a criação de infra-estruturas de apoio ao turista e ao visitante e, por fim, as acções de monitorização e vigilância."
Este artigo está disponível em texto integral.

Nenhum comentário: