terça-feira, dezembro 05, 2006

"Açores: Regime de quotas leiteiras garantido até 2015"

Segundo o AgroNotícias, "O secretário da Agricultura e Florestas dos Açores recebeu, hoje, da comissária europeia da Agricultura, a garantia de que o regime de quotas de produção leiteira em vigor na União Europeia é para manter até 31 de Março de 2015.
Após um encontro em Bruxelas com Mariann Fischer Boel, Noé Rodrigues acrescentou que a declaração da comissária permite por termo às especulações geradas em torno da matéria.
O governante açoriano referiu ter abordado com a dirigente comunitária a necessidade de se proceder a uma reflexão profunda acerca das implicações do ponto de vista político, económico e social, associadas ao desmantelamento do sistema de quotas, a partir de 2015, destacando a particular importância do sector leiteiro na economia açoriana.
No encontro, Noé Rodrigues abordou, também, questões relacionadas com entrada em vigor das novas regras do programa de medidas específicas (POSEIMA). Segundo adiantou, Bruxelas deu já o seu acordo genérico às medidas propostas pela Região para aplicação das ajudas desse programa à agricultura, faltando aprofundar, apenas, a argumentação sobre uma delas, a respeitante ao apoio à vaca leiteira.
Além de entregar à comissária um convite do presidente do Governo Regional para uma visita aos Açores, que deverá ocorrer em Junho do próximo ano, o secretário regional da Agricultura e Florestas sublinhou, na reunião, as vantagem de as novas regras do POSEIMA permitirem autonomia às regiões na definição das medidas de aplicação das ajudas específicas disponibilizadas pela União Europeia."

Nenhum comentário: