sábado, março 03, 2007

"UE: Ministros preparam Cimeira dominada por Ambiente e Energia"

O Diário Digital adianta que "Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia preparam segunda-feira, em Bruxelas, a Cimeira da Primavera onde os líderes europeus, a 08 e 09 de Março, irão assumir a liderança na luta contra o aquecimento global do planeta.
Segundo fonte diplomática, nas reuniões preparatórias que se têm realizado os 27 já chegaram a um 'largo consenso' sobre as matérias que serão tratadas na Cimeira, onde tradicionalmente os chefes de Estado e de Governo tratam de questões económicas.
Os líderes irão, quinta e sexta-feira, também na capital da Bélgica, saudar o facto de as reformas estruturais definidas na 'Estratégia de Lisboa' de modernização da economia europeia estarem, finalmente, a dar os seus frutos. O crescimento económico estimado para a economia europeia em 2007 é de 2,7%do PIB, esperando-se ainda desenvolvimentos positivos no mercado do trabalho.
Os chefes de Estado e de Governo irão também chegar a acordo sobre um 'plano de acção' para a Política Energética e adoptar objectivos quantificados para sublinhar o papel pioneiro do 'velho continente' na área da luta contra as alterações climáticas.
Os 27 estão de acordo para se comprometer com uma redução de 30%, até 2020 em relação a 1990, dos gases responsáveis pelo efeito de estufa. Esse esforço será reduzido a 20% se os restantes países industrializados não se empenharem num esforço idêntico."
Esta notícia está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: