quinta-feira, março 22, 2007

"Gestão da Água em debate na Praia"

Segundo A Semana online, "Uma conferência sobre 'Gestão Integrada dos Recursos Hídricos' é a iniciativa que o Instituto Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (INGRH), em parceria com o Instituto Superior de Educação (ISE), escolheu para comemorar o Dia Mundial da Água, que se assinala esta quinta-feira, 22. A conferência realiza-se no auditório do ISE.
Enfrentar a escassez da água é o tema proposto pelas Nações Unidas para esta efeméride em 2007. O objectivo é chamar a atenção de todos para a problemática da gestão da água, que assume proporções alarmantes em todo o planeta e constitui-se como um dos maiores desafios do nosso tempo.
Em Cabo Verde, o problema da escassez deve-se às poucas precipitações e de outras condições naturais altamente desfavoráveis. Contudo, segundo o Ministério do Ambiente e Agricultura, houve melhorias, tendo em conta que, nos últimos cinco anos, os investimentos no sector da água ultrapassaram um milhão de contos.
Segundo o comunicado de imprensa, dados recentemente tornados públicos pelo Instituto Nacional Estatística (INE) mostram que três quartos das famílias cabo-verdianas têm uma fonte de água a menos de 15 minutos e cerca de 92 em cada 100 estão a menos de 30 minutos de uma fonte de água.
O QUIBB-CV confirma que, no cômputo geral, Cabo Verde já realizou o sétimo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, no que que diz respeito ao acesso à água potável. Mesmo no meio rural, cerca de 77% das familias têm água potável e a situação é ainda melhor no meio urbano, onde a taxa ascende aos 93%." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: