quinta-feira, julho 06, 2006

"Plano para lixos domésticos até final do mês" em Portugal

O Jornal de Notícias de hoje revela que "O Governo está a ultimar o segundo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II), para 2007-2013, prevendo divulgá-lo no final deste mês, disse ontem à agência Lusa o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
'Estamos a elaborar um novo plano para os resíduos sólidos urbanos, o PERSU II para o período do novo quadro comunitário de apoio (o actual QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional), sobre o qual vão haver novidades no final de Julho', adiantou Humberto Rosa, escusando-se a dar mais pormenores sobre o documento.
O primeiro PERSU traçou as principais metas para o tratamento do chamado lixo doméstico, prevendo nomeadamente a erradicação das lixeiras e a construção de aterros e incineradoras para queimar os resíduos. Esse plano incrementou ainda estratégias de reciclagem e de valorização da matéria orgânica, através da compostagem, e implementou em Portugal a chamada política dos 3 R's (redução, reutilização e reciclagem).
O secretário de Estado falou ainda sobre o programa de redução de resíduos industriais (PRERESI), ao abrigo do qual foi realizada mais uma campanha de demonstração das tecnologias que existem para prevenir a produção de lixo das indústrias. O objectivo do PRERESI é reduzir a perigosidade e quantidade daqueles resíduos das indústrias, através de tecnologias e medidas de prevenção.
O programa envolve actualmente várias empresas de sete sectores da economia (entre os quais material eléctrico ou tintas) que têm recebido formação nesta área e incentivos para aplicar tecnologias que reduzam a quantidade do lixo que produzem. 'Está no nosso horizonte poder alargar a outras empresas estes apoios, mas nada está ainda decidido', adiantou o secretário de Estado."

Nenhum comentário: