domingo, julho 09, 2006

"Gripe das aves: veterinários vigiam feiras" de Portugal

O Público de hoje dá conta que "O presidente da Associação Nacional dos Médicos Veterinários Municipais prometeu ontem, na Batalha, o reforço da vigilância nas feiras para prevenir a contaminação das aves domésticas com a gripe aviaria.
No final de uma assembleia geral da associação que decorreu na Batalha, Gabirro Fernandes explicou que foi aprovado 'aumentar os níveis de exigência' nas feiras de venda de animais, apesar de a Direcção-Geral de Veterinária ter levantado a proibição desses eventos.
Após a recente descoberta de uma ave morta do País Basco espanhol, Gabirro Fernandes considera que o primeiro caso de gripe das aves em Portugal é 'uma questão de tempo'. Nesse sentido, o objectivo maior é prevenir 'a contaminação das aves domésticas' com o vírus da gripe, pelo que as feiras serão objecto de 'atenção redobrada' por parte dos médicos veterinários.
Nos últimos tempos, 'havia alguma permissividade' porque a 'gripe das aves ainda estava longe', disse Gabirro Fernandes. A partir de agora, 'vamos estar mais atentos e exigir o cumprimento rigoroso das regras de higiene', prometeu o presidente da associação."

Nenhum comentário: