terça-feira, julho 11, 2006

"Douro produzirá mais 3500 pipas de vinho do Porto"

Como revela um artigo de Almeida Cardoso, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "O Conselho Interprofissional do IVDP (Instituto dos Vinho do Douro e Porto) aprovou, ontem, o quantitativo de 123 500 pipas de benefício (quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto) para a próxima colheita no Douro. O que corresponde a um aumento de 3500 pipas em relação à última colheita. Quantidade a ser referida no próximo comunicado de vindima e aprovada com os votos favoráveis do comércio e do presidente do IVDP e os votos contra da produção.
Inicialmente, foram postas em cima da mesa três propostas. Duas do presidente do IVDP, Jorge Monteiro, que apontavam inicialmente 123 915 e depois para 121 772 pipas (todas elas reprovadas pela produção e comércio); e uma outra deste último sector de 123 355, também chumbada. A produção - Casa do Douro - votou contra todas as propostas.
O que viria também a acontecer na ultima votação em que a Associação de Exportadores de Vinho do Porto (AEVP) apresenta uma de 123 000, que mereceu o sim de Jorge Monteiro." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Nenhum comentário: