terça-feira, julho 25, 2006

Ibama chama a atenção para equivoco de reportagem

No programa Fantástico do dia 2 de julho, a Rede Globo apresentou o quadro “Mil lugares fantásticos pra conhecer no Brasil”, mostrando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação administrada pela Superintendência do Ibama no Maranhão.
Porém, o Fantástico fez uma recomendação gravemente errada, chamando de "imperdível o ato de fazer rali pelas dunas". Esta prática é, porém, proibida na área do parque, assim como o trânsito de veículos sobre as dunas. O Plano de Manejo especifica que as trilhas devem ser feitas a pé por causa da fragilidade dos ecossistemas dessa região onde pode ser praticado o ecoturismo, e autorizadas as pesquisas científicas, mas o objetivo principal é o de conservação ambiental.
O quadro do Fantástico referiu-se à localização do Parna da Chapada das Mesas no município de Carolina, a 897 quilômetros de São Luís e a 220 km de Imperatriz, no sul do Maranhão. Segundo o Ibama, vale lembrar que a área da unidade se estende também pelos municípios de Estreito e Riachão.Na narração de fundo sobre o que os outros 999 lugares não têm, o jornalista Zeca Camargo falou dos 22 rios perenes e 37 cachoeiras, como a de Pedra Caída, e elogiou como imperdível “o mergulho na água gostosa do Rio Farinha. Pode ir sem medo que a água não é gelada”.
Na seqüência ele recomendou corretamente aos visitantes para usarem roupa leve, tênis para caminhadas, protetor solar e repelentes contra mosquitos, mas com o cuidado de os banhistas não exagerarem nos produtos químicos. “Não dá para não se sensibilizar diante de uma manifestação de vida como essa”, disse uma turista entrevistada para a matéria jornalística.
Nos últimos anos, o Município de Carolina chegou a ser passagem para grandes eventos de offroad como o Rally dos Sertões, mas a criação do parque em dezembro de 2005 demanda, agora, autorização expressa do Ibama, para o percurso desse tipo de esporte passar pela área delimitada.
Os estudos para confecção do plano de manejo vão definir sobre a proibição ou não de ralis no local. O motivo é que o trânsito de veículos em alta velocidade fora de estrada e com risco de acidentes tem um impacto ambiental negativo no solo, pois achata as partículas finas prejudicando a ação do vento, interfere no processo erosivo e pode prejudicar a "alimentação" dos lençóis freáticos do subsolo, além do risco de derramamento de óleo e combustíveis danosos para os ecossistemas protegidos. O Fantástico explica, no seu saite na Internet, que a idéia desse quadro é abrir espaço para os internautas darem dicas de viagens imperdíveis dentro do país. A estréia foi com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Praça das Esculturas em Plantas, o Parque Municipal da Lagoa Azul e o Forte de São José no Amapá. A Assessoria de Comunicação do Ibama/MA já enviou correspondência à produção solicitando a errata sobre o rali nas dunas e ela deve ser veiculada num dos próximos programas.

Nenhum comentário: