sábado, novembro 18, 2006

"Uma semana com 'Bio para todos'" em Portugal

Como relata a jornalista Tânia Caria no Diário de Notícias de hoje, "A Semana Nacional da Agricultura Biológica inicia-se hoje com o lema 'Bio é para todos', com acções de norte a sul do País, tem como objectivo informar os consumidores sobre este modo de cultivo. Durante toda a semana, estão previstas palestras, visitas a quintas biológicas, degustações e promoções em hipermercados e restaurantes.
As actividades são inteiramente dedicadas ao consumidor e abrangem sítios diversos em todo o País, como escolas, universidades, mercados ou locais de trabalho. Com esta acção, a Interbio, organizadora do evento, pretende divulgar as vantagens da agricultura biológica. Essas vantagens reflectem-se na saúde do consumidor, cuja alimentação passa a ser constituída por produtos mais nutritivos, com um sabor mais puro e sem pesticidas.

Menos pesticidas
Actualmente, segundo o site da organização da Semana Bio, Portugal é o quinto maior consumidor de pesticidas a nível mundial, com um gasto de 23 mil toneladas por ano, um número nada animador, tendo em conta que contêm químicos potencialmente responsáveis por doenças como cancro, alergias, infertilidade, doenças degenerativas e asma.
A agricultura biológica é ainda vantajosa para o ambiente, preserva a água pura, protege a fertilidade do solo, permite a revitalização da po-pulação rural e contribui para a criação de novos empregos permanentes.
Ao longo de oito dias, o consumidor terá oportunidade de obter todas estas informações e ainda participar em diversas acções como: visitar um lagar tradicional de azeite em Mirandela ou provar vinho de uvas biológicas no Porto, participar em palestras como a 'Agricultura Biológica: Ecologia e Saúde' em Braga ou visitar uma quinta biológica em Vagos.
Pode ainda ver como é feita a produção de cogumelos em Tábua, ser sorteado com um cabaz de produtos biológicos no Mercado do Príncipe Real, em Lisboa, participar num workshop de pão biológico na Costa de Caparica, divertir-se num magusto biológico com espectáculo na Malveira, fazer passeio pedestre e de tractor pelo 'Monte Selvagem' em Montemor-o-Novo ou deliciar-se com os chocolates biológicos durante a Festa do Chocolate em Beja.
São várias as possibilidades de aproximação a produtos naturais e para participar nestes e noutros eventos que decorrem por todo o País basta aceder ao Programa da Semana Biológica através do site www.semanabio.com e de seguida participar, aprender e desfrutar.
Apesar de os preços destes produtos ainda serem considerados altos, é bom que se saiba que quanto mais se comprar 'bio' mais eles diminuem."

Nenhum comentário: