quarta-feira, novembro 08, 2006

"Peru e Brasil trabalharão juntos na proteção da Amazônia"

"O ministro das Relações Exteriores do Peru, José García Belaúnde, afirmou hoje que seu país e o Brasil trabalharão juntos para proteger a Amazônia do narcotráfico, do desmatamento ilegal e da exploração indiscriminada de minerais.
O chanceler peruano, que acompanhará amanhã o presidente do Peru, Alan García, em sua visita oficial ao Brasil, disse que o trabalho conjunto terá como base 'a experiência brasileira de monitoramento' para recuperar o controle da Amazônia e 'obter uma informação adequada e rápida' sobre a situação da região.
Em uma entrevista à 'Radio Programas del Perú', García Belaúnde também disse que buscar uma saída para o Atlântico não é uma prioridade, e afirmou que 'o Peru também é uma saída do Brasil para o Pacífico'.
Entre os projetos conjuntos das duas nações está a conclusão da rodovia interoceânica, que terá 2.600 quilômetros de comprimento.
Segundo García Belaúnde, o Peru e o Brasil se 'complementam' e são 'o eixo da construção do espaço sul-americano', já que estão no centro do continente e a partir destes países deve se desenvolver um 'projeto de integração'.
García viaja hoje ao Brasil com seis ministros, entre eles o chanceler peruano, para uma visita de dois dias na qual será definida a construção da primeira unidade da Petrobras no Peru.
Além disso, serão firmados contratos entre os países para fortalecer a infra-estrutura rodoviária, o turismo e a saúde, entre outros.
O comércio entre os dois países alcançou no ano passado o valor de US$ 1,39 bilhão, com superávit de US$ 474 milhões para o Brasil."

Nenhum comentário: