segunda-feira, maio 07, 2007

"UFSC sedia aula inaugural de especialização em educação de jovens e adultos na reforma agrária"

"Foi realizada no dia 2 de maio, no auditório do Centro de Ciência de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a aula inaugural do curso de especialização, em nível de pós-graduação, em Educação de Jovens e Adultos da Reforma Agrária. O curso é uma iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado, em parceria com a UFSC e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
No total, estão sendo oferecidas 52 vagas para estudantes de todo o país que atuam na educação de jovens e adultos (EJA) em assentamentos da reforma agrária. O convidado especial para o evento foi o especialista em educação popular, professor Carlos Rodrigues Brandão, da Universidade de Campinas/SP (Unicamp).
De acordo com a coordenadora do curso, professora da UFSC Sonia Beltrame, o objetivo da especialização é propiciar aos educadores que já atuam na área de educação de jovens e adultos no campo, referenciais teóricos e metodológicos que resultem no aprimoramento das práticas pedagógicas. Já o superintendente substituto do Incra/SC, Marcone de Lima Sousa, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento dos assentamentos em sua totalidade. 'Estamos iniciando um processo que trará muitos benefícios para os assentados de todo o país. Somente em Santa Catarina, por meio do Pronera, nos último três anos o Incra investiu mais de R$ 2,6 milhões', afirmou Sousa.
Para a aluna Ana Luisa Silva de Lima, que é coordenadora de EJA no estado de Pernambuco, trata-se de uma oportunidade excelente para a capacitação dos educadores que atuam em movimentos sociais, em uma área que até hoje foi um pouco relegada: a educação de jovens e adultos. 'Além da formação propriamente dita, estamos trocando experiências com profissionais de várias partes do País, o que pode contribuir ainda mais para o nosso enriquecimento pessoal e profissional', declarou a pós-graduanda."

Nenhum comentário: