terça-feira, maio 01, 2007

"Proposta do MDA quer combater pobreza rural a partir dos territórios"

"O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está estruturando uma proposta de combate à pobreza rural com foco nos territórios. 'A idéia é verificar quais são os territórios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ali destinar um conjunto específico de políticas públicas', explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante a abertura da conferência Pobreza Rural no Brasil: O Papel das Políticas Públicas, que aconteceu em Brasília (DF), no dia 17 de abril.
[...]
A pobreza rural, para o ministro, é um tema contemporâneo que precisa ser combatido. 'Quando assumimos, há quatro anos, 80% dos habitantes rurais, ou seja, 30 milhões de pessoas, viviam em situação de pobreza', disse. Os povos do campo não tinham acesso a políticas públicas ou à terra, em virtude da grande concentração fundiária existente no País. 'Verificamos que 3,5% dos proprietários rurais detinham 56% das terras agricultáveis. É uma enorme concentração de terras na mão de alguns, gerando exclusão e violência no campo', destaca Cassel.
[...]
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) produziu, em 2006, uma pesquisa que identifica tamanho e localização das populações pobres em nosso país. Elaborada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), resultou na publicação 'Dimensão, magnitude e localização das populações pobres no Brasil', da série NEAD Debate."
Leia a matéria na íntegra no Boletim NEAD n. 373.

Nenhum comentário: