domingo, maio 27, 2007

"Governo aprova medidas de gestão de pescas e aquicultura"

O AngolaPress noticia que "O Governo criou, recentemente, as medidas de gestão de pescas e da aquicultura para o ano 2007, que visam fundamentalmente ajustar a capacidade das capturas ao potencial disponível dos recursos aquáticos e da aquicultura.
O Ministério das Pescas é encarregue de assegurar o escrupuloso cumprimento destas medidas, publicadas do Diário da República, número 39, I Série.
O diploma fixa em 49 o número de embarcações de arrasto dimersal a operar este ano. As embarcações de arrasto de pavilhão estrangeiro em regime de contrato ou fretamento que por qualquer motivo se retirarem da pescaria só podem ser substituídas exclusivamente por embarcações com arte de palangre ou a linha. O recurso a gamba costeira é limitado a seis embarcações, camarão a 35, três para o caranguejo, duas para o tubarão e 100 para o atum.
Como medidas de gestão recomenda-se a melhoria dos conhecimentos sobre a biologia dos moluscos, identificar os bancos naturais, fomentar a aquicultura. Recomenda-se igualmente a promoção da pesca exploratória do tubarão, iniciar estudos de avaliação do recurso, determinar s estimativas de biomassa, bem como adoptar métodos de gestão pesqueira numa abordagem do ecossistema." (A hiperligação foi acrescentada)

Nenhum comentário: