domingo, outubro 01, 2006

"MDA vai transferir tecnologia de biodiesel na agricultura familiar para Haiti a partir de novembro"

"O subsecretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniram Peraci, acertou nesta segunda-feira (25) com o ministro da Agricultura do Haiti, Joanas Gué, o início do processo de transferência de tecnologia para produção de biodiesel e de matéria-prima para especialistas haitianos, a partir de novembro. De acordo com Peraci, técnicos do MDA vão ao Haiti para acompanhar a adaptação da tecnologia e colaborar na elaboração de um plano de biodiesel no país.
Peraci também informou que o Brasil vai doar ao Haiti equipamento para processar oleaginosa, matéria-prima necessária para a produção do biodiesel, como pinhão manso e mamona. Além disso, Peraci explicou aos visitantes o funcionamento da política brasileira de microcrédito para agricultores familiares.
O subsecretário disse que os haitianos gostaram muito da experiência brasileira com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Peraci, a delegação do Haiti aprovou o fato do Programa trabalhar com controle e monitoramento dos beneficiários, além de atingir as camadas mais pobres de produtores com a estratégia de estratificação do Pronaf em grupos. 'Eles vão elaborar um projeto semelhante ao brasileiro e pedir financiamento ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)', ressaltou Peraci.
Pela manhã, a delegação haitiana visitou a usina de biodiesel da Universidade de Brasília (UnB). Nesta ocasião, a delegação haitiana foi acompanhada pela coordenadora de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Édna Carmélio.
Além do projeto de transferência de tecnologia de biodiesel, o MDA estuda desenvolver no Haiti programa de capacitação de técnicos e agricultores locais para processamento de produtos em quatro áreas: frutas e hortaliças; mandioca; apicultura e leite e derivados.

Seminário de Biocombustíveis
Na semana passada, dos dias 20 a 22, a comitiva do Haiti participou do Seminário sobre Biocombustíveis no Marco da Comunidade Sul-Americana de Nações, em Fortaleza, capital do Ceará. Na ocasião, os haitianos conheceram a experiência da Empresa de Transportes Ubarnos de Fortaleza (Etufor), que utiliza biodiesel em sua frota. Também visitaram uma plantação de oleaginosas na Fazenda Santa Clara, no município de Canto Buriti, no Ceará, e uma usina de processamento do novo combustível em Floriano (PI)."

Nenhum comentário: