segunda-feira, outubro 02, 2006

"Concurso contribuirá para o fortalecimento de culturas indígenas"

"Acaba de ser lançado o Prêmio Culturas Indígenas - edição Ângelo Cretã, que se destina a ações de fortalecimento cultural ocorridas nos últimos cinco anos, ou em processo de execução há, no mínimo, um ano. A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade e Identidade Cultural, e da Associação Guarani Tenondé Porã.
'Serão premiadas comunidades que trabalham para que suas tradições fiquem mais fortes e sejam transmitidas aos mais jovens', explica Mauricio Fonseca, coordenador do Prêmio. Segundo o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), existem, no Brasil, cerca de 370 mil índios divididos em 220 povos, que falam mais de 180 línguas diferentes.
O Prêmio Culturas Indígenas vai selecionar, até o final do ano, 80 iniciativas de comunidades e organizações indígenas brasileiras, voltadas para o fortalecimento das expressões culturais desses povos.
As iniciativas ou ações que permitem inscrição ao Prêmio dizem respeito a religião, rituais e festas tradicionais; língua indígena, mitos, histórias e outras narrativas orais; músicas, danças e cantos; alimentação; artesanato; educação e práticas educacionais que valorizem as culturas indígenas, arquitetura tradicional; pinturas corporais, desenhos, grafismos e outras categorias de expressão simbólica; jogos e brincadeiras; áudio-visual: cds, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos; teatro e histórias encenadas e textos escritos.
As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro, pelos Correios e pela Internet.
Dúvidas sobre o preenchimento da ficha de inscrição podem ser esclarecidas pelo telefone 08007740240, pelo e-mail premioculturasindigenas@uol.com.br ou pelos telefones (11) 3101-1365, 3101 2432 ou 3101-2374."

Nenhum comentário: