quarta-feira, março 26, 2008

Publicação: série “Cadernos de Recursos Hídricos”

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a série “Cadernos de Recursos Hídricos”, consistente em cinco volumes dedicados a temas como qualidade das águas; demandas e disponibilidades de recursos hídricos; interfaces entre água e navegação, e aproveitamento do potencial hidráulico para geração de energia elétrica.

Síntese das publicações da série:

Volume 1: “Panorama da Qualidade das Águas Superficiais no Brasil", engloba os estudos realizados sobre a qualidade das águas brasileiras, além de abordar, também, questões quantitativas, os diversos usos e a aplicação dos instrumentos de gestão da água, previstos na Lei n.º 9.433/97.

Volume 2: “Disponibilidade e Demandas de Recursos Hídricos no Brasil", avalia sobretudo, o balanço demanda/disponibilidade apontando trechos de rios e bacias hidrográficas que requerem maior infra-estrutura e ações de gestão integrada desse recurso renovável.

Volume 3: Nele são abordados dois importantes setores usuários de recursos hídricos no País: a navegação interior e a geração hidrelétrica. O presente volume está dividido em duas partes. A primeira sobre o título “Navegação Interior e sua Interface com o Setor de Recursos Hídricos no Brasil” . A segunda parte deste volume trata do “Aproveitamento do potencial hidráulico para geração de energia no Brasil” .

Volume 4: “Diagnóstico da Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos" é o tema da primeira parte desse volume, que aborda questões relativas aos dois instrumentos básicos de gestão dos recursos hídricos. A segunda parte, “Fiscalização dos Usos de Recursos Hídricos no Brasil” traz considerações sobre a atividade de fiscalização exercida pela Agência Nacional de Águas, entre outros.

Volume 5: “Panorama do Enquadramento dos Corpos D’água do Brasil” , (parte 1) e “Panorama da Qualidade das Águas Subterrâneas no Brasil” (parte 2) também aborda as questões relacionadas à qualidade das águas brasileiras, assim como o primeiro volume da série.

A íntegra da série Cadernos de Recursos Hídricos está disponível na internet no endereço:
http://www.ana.gov.br/sprtew/recursoshidricos.asp .

Nenhum comentário: