sexta-feira, março 14, 2008

“Conama resolve classificar águas subterrâneas conforme qualidade e uso”

Divulgou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) que “as águas subterrâneas, assim como já acontece com as águas de superfície, passarão a ser classificadas de acordo com suas características hidrogeoquímicas naturais e seus níveis de poluição, que vão indicar a que tipo de uso cada aqüífero é adequado”.
A classificação foi determinada por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e “visa, entre outros fins, previnir e controlar a poluição e promover a proteção da qualidade das águas subterrâneas que, uma vez contaminadas, demandam processos lentos e onerosos para recuperação”.
Foi ressaltado o papel dos órgãos ambientais na promoção da implementação de Áreas de Proteção de Aqüíferos e Perímetros de Proteção de Poços de Abastecimento, como forma de garantir a qualidade da água dentro de sua classificação. Desta forma, “a resolução também prevê a criação de Áreas de Restrição e Controle do Uso da Água Subterrânea, a serem implementadas em caráter excepcional e temporário quando a captação em determinados corpos de água representar risco para a saúde humana, para ecossistemas ou para os próprios aqüíferos”.
A notícia está acessível na íntegra. (A imagem foi divulgada pelo MMA)

Nenhum comentário: