luni, martie 17, 2008

"Portugal deverá suspender importação de bovinos vivos da UE ainda esta semana"

O Público Última Hora noticia que "Portugal deverá decidir ainda esta semana a suspensão da importação de bovinos vivos da União Europeia devido à presença em diversos Estados-membros de um subtipo de língua azul para o qual não há vacinas, anunciou hoje em Bruxelas o ministro da Agricultura.
'Estou a encarar seriamente tomar essa decisão esta semana', afirmou Jaime Silva, acrescentando que dará conta disso mesmo à Comissão Europeia, durante o Conselho de ministros da Agricultura dos 27 que decorre hoje em Bruxelas.
Lembrando que Portugal enfrentou no ano passado um problema de língua azul que levou o Governo a accionar um projecto de vacinação em larga escala dos animais, porque havia vacinas para os subtipos em causa (1 e 4), o ministro apontou que existem subtipos (7 e 8) em países como França, Alemanha e Holanda, para os quais não há vacina. 'Nós não queremos, e eu chamo a atenção dos produtores nacionais, que neste período do ano não é de todo aconselhável estar a importar esses animais, porque podemos estar a importar para Portugal o que já foi identificado na Cantábria, Espanha, como animais com o subvector 8', afirmou.
Jaime Silva afirmou que Portugal não deverá ser o único país a decidir estas medidas de salvaguarda temporária, pois a Itália e outros Estados-membros também estão a ponderá-las." (A hiperligação foi acrescentada)

Niciun comentariu: