quarta-feira, julho 06, 2005

Conferência "Políticas Públicas para o Desenvolvimento

O ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa, organizou nos passados dias 16-17 de Junho uma conferência subordinada ao tema "Políticas Públicas para o Desenvolvimento", tendo entre os conferencistas nomes como Jorge Braga de Macedo, Eduardo Ferro Rodrigues, Teodora Cardoso, José Silva Lopes e Miguel Beleza.
Esta iniciativa teve por objectivo contribuir para a redução do défice de governação sentido em Portugal, o qual não resulta apenas da escassez de recursos ou de instrumentos de intervenção pública. Mas é consequência também de um incompleto conhecimento da realidade e, sobretudo, de um insuficiente debate de ideias e de perspectivas capazes de fundamentarem opções estratégicas e políticas públicas adequadas e eficazes. Entre os temas debatidos estiveram as políticas públicas para o ambiente.

O painel 'Interesse Geral, Regulação e Governação - Ambiente' foi composto por Paula Marisa Pott (ISCTE), que tratou o tema dos 'Modelos de avalição de impactes climáticos e escolha de medidas de adaptação', Henrique Monteiro (ISCTE e Dinâmia), que abordou os tarifários da água, e Claudia Dias Soares (Universidade Católica e CEDOUA), que apresentou uma comunicação intitulada 'A governância energética face à redefinição do interesse público'.

Nenhum comentário: