terça-feira, setembro 23, 2008

"Programa de desenvolvimento rural vai apoiar mais de um milhão de camponeses"

Segundo o AngolaPress, "O programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza, uma iniciativa do Governo angolano, prevê apoiar, ainda este ano, um milhão e 800 mil camponeses nas diversas aldeias e comunas do país, informou segunda-feira, na província do Huambo, o director provincial da agricultura, Joaquim António.
Joaquim António, que falava na abertura do curso para dinamizadores rurais, uma parceria entre o Ministério da Agricultura e a organização não governamental Ajuda para o Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), realçou que, a nível da província do Huambo, o programa está a beneficiar nove mil famílias em 16 aldeias. 'Nestas aldeias estão a ser construídas 76 pontos de água melhorados, 96 salas de aulas, 16 postos de saúde, além de receberem apoio para a actividade agro-pecuária', frisou.
Para a presidente do Conselho de Administração da ADPP, Rikke Viholm, a parceria na formação de professores e de dinamizadores da actividade agrícola é uma experiência impar no desenvolvimento das comunidades que vivem da agricultura.
No encontro, com duração de oito dias, participam quarenta jovens das províncias do Huambo e Bié, na sua maioria agricultores. O programa de aprendizagem prevê cursos teórico-práticos, durante os quais os dinamizadores aprenderão métodos de mobilização da população nas aldeias, nas componentes saneamento, águas e educação." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: