joi, ianuarie 04, 2007

"Novas regras de transporte de animais entram em vigor amanhã" na Europa

O Público Última Hora noticia que "O novo regulamento sobre transportes de animais na União Europeia, que prevê melhores condições e novas salvaguardas, entra em vigor amanhã, foi hoje anunciado em Bruxelas. Segundo disse hoje Philip Tod, porta-voz do comissário europeu para a Saúde, Markos Kyprianou, o objectivo do regulamento é 'reduzir o stress e os danos causados pelo transporte'.
De acordo com as novas regras, os veículos que transportem animais por um período mínimo de oito horas terão que ser alterados e aprovados oficialmente. Passa a ser obrigatório nestes veículos, segundo um comunicado da Comissão Europeia, a instalação de um sistema de localização por satélite que permita a monitorização dos transportes. Além disso, os novos equipamentos terão que assegurar que o ambiente no veículo é adequado aos animais.
Por outro lado, passa a ser proibido transportar animais recém-nascidos e fêmeas grávidas que estejam a menos de uma semana de parir.
Os condutores e os tratadores dos animais terão que receber treino específico e, a partir do próximo ano, serão obrigados a ter um certificado." (A hiperligação foi acrescentada)

Nota: O Comunicado emitido pela Sala de Imprensa da U.E., e que serviu de base a esta notícia, apenas está disponível nas Línguas Inglesa e Grega.

Niciun comentariu: