vineri, ianuarie 19, 2007

"Governo disponibiliza 230 M€ para produtos de qualidade"

Nos termos de um artigo da jornalista Cristina Barreto, publicado no Diário Económico, "O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rui Gonçalves, anunciou hoje, em Montalegre, um apoio financeiro de 230 milhões de euros (M€), no âmbito do Quadro de Referência Nacional (QREN) 2007/2013, para a produção, divulgação e promoção de produtos de qualidade.
À margem de uma visita à Feira do Fumeiro de Montalegre, Rui Gonçalves referiu que cada vez mais os produtos tradicionais ganham importância no mercado nacional e o reconhecimento dos consumidores portugueses.
Por isso mesmo, afirma o governante, o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural (PNDR) introduziu uma aposta específica nos produtos de qualidade, nos quais se incluem, nomeadamente, os enchidos.
Os agricultores vão dispor de 200 milhões de euros para a produção e competitividade e 30 milhões para a divulgação e promoção dos produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou produtos biológicos.
O PNDR, que foi o instrumento de referência utilizado para a preparação da programação do FEADER, prevê ainda uma aposta nas florestas, na olivicultura, nos produtos hortícolas, no vinho e na vinha.
Com a adopção de uma política específica de desenvolvimento rural, o Governo pretende combater o abandono e a desertificação que ameaçam as zonas rurais." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: