miercuri, ianuarie 10, 2007

"Bruxelas quer reduzir 20% das emissões de dióxido de carbono até 2020"

O Diário Económico noticia que "A União Europeia (UE) quer reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 20% até 2020 face aos níveis de 1990, foi hoje anunciado pela Comissão Europeia.
Os responsáveis europeus entendem que uma redução mundial de 30% permitiria evitar que as temperaturas subissem mais do que dois graus face aos níveis pré-industriais.
Esta meta 'é tecnicamente viável e economicamente sustentável' se forem tomadas medidas rápidas, defenderam, apelando a que outras regiões se movimentem também nesse sentido. 'O conjunto dos países desenvolvidos deve reduzir as suas emissões em 30%, entre 1990 e 2020, com um novo acordo global para as alterações climáticas', afirmaram os mesmos responsáveis à agência Associated Press.
A União Europeia comprometeu-se a reduzir as suas emissões em oito por cento entre 2008 e 2012 (o primeiro período de cumprimento do Protocolo de Quioto) face ao ano de 1990.
Bruxelas apresenta hoje um pacote energético que contempla propostas no âmbito das alterações climáticas e estratégia para a energia"

Nota: Entretanto, a Sala de Imprensa da U.E. divulgou uma série de comunicados a este respeito, designadamente sobre o Pacote Integrado de Medidas no domínio da Energia e das Alterações Climáticas proposto pela Comissão, complementado por outros sobre uma Política Energética Europeia, sobre a eficácia energética e os biocombustíveis. De entre as Línguas Latinas, estes textos apenas estão disponíveis em Francês.

Niciun comentariu: