quinta-feira, junho 15, 2006

''Douro: Primeira região demarcada do mundo festeja 250 anos''

Como da conta o AgroNoticias, ''A primeira região demarcada do mundo, o Douro, comemora o seu 250º aniversário entre 31 de Agosto e 14 de Dezembro com provas d e vinhos, congressos, exposições e música, num investimento de um milhão de euros.
Em 1756, o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, criou a Região Demarcada do Douro (RDD) e, 250 anos depois, várias personalidades e entidades deste território uniram-se para realizar um conjunto de iniciativas, distribuídas pelos 21 concelhos da Região Demarcada do Douro (RDD), Lisboa, Porto, Londres e Bruxelas.
Francisco Silva, membro da Comissão Executiva das Comemorações, destacou hoje, no Peso da Régua, os três 'momentos altos' do programa, designadamente os dias 31 de Agosto, 10 de Setembro e 14 de Dezembro, data do 5º aniversário do Alto Douro Vinhateiro, património Mundial da Unesco.
Nos finais de Agosto de 1756, no reinado de D. José I, foi assinado o primeiro documento que, dias mais tarde, a 10 de Setembro, criou a 'Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro', tendo, nesse mesmo ano, o Marquês de Pombal instituído, por Lei, a RDD.''
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Nenhum comentário: