sexta-feira, fevereiro 01, 2008

"Aves: alargamento de duas ZPE será levado a Conselho de Ministros"

Segundo o Público, "Melhorar a protecção às aves estepárias – como a abetarda e o sisão – é o objectivo do alargamento das zonas de protecção especial (ZPE) de Castro Verde e Moura-Mourão-Barrancos. Os diplomas serão, segundo o Ministério do Ambiente, levados a Conselho de Ministros 'brevemente'.
Este alargamento dará resposta a um acórdão do Tribunal de Justiça das Comunidade Europeias, de 2006, segundo o qual Portugal estaria em incumprimento da Directiva Habitats, de preservação dos habitats naturais e da fauna e flora selvagens.
A 10 de Janeiro, o Conselho de Ministros aprovou a criação das ZPE de Monforte, Veiros, Vila Fernando, São Vicente, Évora, Reguengos, Cuba e Piçarras. 'A criação destas oito ZPE (...) permite assegurar a conectividade e coerência da rede de áreas classificadas para a conservação das aves estepárias, espécies que, devido à especificidade do seu habitat e às medidas de gestão que lhe estão associadas, necessitam de particular atenção'." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: