vineri, iunie 13, 2008

"'Territórios Digitais' é debatido no Ceará"

"O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) discutiu, entre 13 e 16 de maio, em Fortaleza (CE), o projeto 'Território Digitais'. A iniciativa foi apresentada no InfoBrasil 2008 – TI e Telecom, um dos maiores congressos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
O 'Fórum Territórios Digitais', que integrou o Seminário Software Livre, no dia 16 de maio, permitiu que o projeto fosse debatido no contexto do Programa Territórios da Cidadania, iniciativa do Governo Federal do qual faz parte.
O tema voltou à pauta na mesa-redonda sobre Inclusão Digital no meio rural, com a participação de Rossana Moura, consultora de Inclusão Digital (ID) do NEAD; Hermínio Borges, do Centro Rural de Inclusão Digital (CRID); Tânia Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Raimin Holanda, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece); além de representantes da Fundação Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Delegacia do MDA/CE e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
No dia 14, o projeto foi novamente abordado, desta vez no Seminário 'Mostra de Práticas de Inclusão Digital do GESAC'. GESAC é a sigla para Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão, projeto do Governo Federal. Neste evento estiveram presentes Ana Carmen Souza Santana, do CRID; Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciência da Informação da UFC; Virgínia Bentes, também da UFC; representantes do Governo do Ceará; Corinto Meffe, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Djalma Valois, do Instituto Nacional de Tecnologia do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (ITI/ CDTC), além de representantes do governo do Pará, Piauí, Mato Grosso e Maranhão.
Rossana Moura destacou que a participação no InfoBrasil 2008 também teve como objetivo buscar novas parcerias para os Territórios Digitais. 'O envolvimento de entidades do poderes públicos local e estadual é muito importante, pois fortalece ainda mais o projeto'. Segundo ela, os Territórios Digitais começam a ter ações de implantação na Bahia (Sisal, Sul, Velho Chico e Chapada Diamantina), no Sudeste Paraense (Eldorado dos Carajás e Marabá), na Transamazônica- PA (Altamira e Anapu), no Ceará (Inhamus Cratéus, Itapipoca e Sertão Central) e em Marajó-PA.
Sobre o InfoBrasil 2008
O congresso reuniu, durante quatro dias, gestores de tecnologia da informação de instituições privadas e públicas, professores, estudantes e profissionais relacionados a área, além de representantes de categorias ligadas às telecomunicações. Seminários, Fóruns, Exposição e Mini-cursos fizeram parte da programação do evento, que está na 34ª edição. Entre as 14 temáticas definidas pelo Comitê de Programa do InfoBrasil, estiveram presentes assuntos como educação a distância, sistemas de telecomunicações, software livre, tecnologias Web e TV digital, entre outros.
Para saber mais sobre o Programa Territórios da Cidadania acesse a página: http://www.territoriosdacidadania.gov.br".

Niciun comentariu: