vineri, iunie 13, 2008

Governo brasieliro pode reestatizar parte do setor de fertilizantes

Segundo divulgou a Agência Brasil, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que “os fertilizantes representam, atualmente, quase 40% do custo de produção, e, como se tornaram um item de preocupação, o governo pode intervir no setor”, através da Petrobras.
O valor dos fertilizantes, ao lado do aumento da demanda, é considerado o item de maior peso dentro do aumento dos preços dos alimentos, que vem pressionando a inflação. Atualmente, o Brasil importa cerca de 70% dos fertilizantes que utiliza. Além disso, mais de 75% do mercado nacional de fertilizantes é controlado por apenas três empresas, o que é apontado por alguns técnicos da área agrícola como um oligopólio que prejudica os produtores.
Segundo o ministro, “a Petrobras tem papel fundamental no contexto de alta nos preços dos fertilizantes, podendo, inclusive, atuar na exploração das jazidas de fósforo e, mesmo sem se associar a outras empresas, "influir" na exploração de potássio no Amazonas. Sendo que, atualmente, a estatal brasileira atua na extração de gás natural, matéria-prima dos fertilizantes simples nitrogenados”.

Veja a íntegra da notícia.

Niciun comentariu: