miercuri, iunie 11, 2008

"Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação na área de segurança ambiental e protecção das espécies"

O Público Última Hora noticia que "O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o ministro brasileiro da Justiça, Tarso Genro, assinaram ontem, em Brasília, um acordo de cooperação na área da segurança ambiental, protecção das espécies e do património histórico e natural.
'O protocolo prevê acções de formação conjunta, técnicas conjuntas, troca de experiências e boas práticas entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Federal (PF) do Brasil', explicou Rui Pereira.
O ministro destacou a experiência bem sucedida da GNR, que desde 2001 conta com um Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente. 'A GNR tem desenvolvido uma tarefa muito meritória. Desde 2006, tem um grupo operacional que tem dado um contributo muito importante para a prevenção e o combate de fogos florestais', salientou Pereira.
O acordo tem também por objectivo, segundo o Ministério da Justiça do Brasil, a prevenção e a luta contra o tráfico de animais selvagens, que tem Portugal nas suas rotas. De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas) do Brasil, este tráfico movimenta mais de 1500 milhões de dólares (964 milhões de euros) por ano no país, que possui uma das maiores diversidades de fauna do mundo.
À escala mundial, a estimativa é de que o tráfico de animais selvagens movimenta entre 10.000 milhões (6,4 mil milhões de euros) e 20.000 milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros) anuais." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: