quinta-feira, maio 05, 2005

Doutorado em Direito Ambiental

Na passada Segunda-feira, a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo conferiu o Grau de Doutor em Direito a Lucas Abreu Barroso com uma Classificação de 9,5/10.

A respectiva Tese teve por título "A obrigação de indenizar e a determinação da responsabilidade civil por dano ambiental: fundamento e critério de valoração na pós-modernidade e no estado democrático de direito", havendo sido orientada pelo Professor Doutor Francisco dos Santos Amaral Neto, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, também Presidente do IDCLB - Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro e Co-Director da revista Temas de Integração, editada pela Almedina, de Coimbra. Esta tese está em publicação pela C.ia Editora Forense, do Rio de Janeiro.

O Doutor Lucas Abreu Barroso é Professor da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Membro Fundador - Titular da cadeira n.º 11 - Patrono Oswaldo Opitz da ABLA - Academia Brasileira de Letras Agrárias.

Entre as suas múltiplas Publicações, destacam-se a monografia Leasing Agrário e Arrendamento Rural com Opção de Compra. Belo Horizonte: Del Rey, 2001, e as Obras Colectivas por si organizadas, com Cristiane Lisita Passos. Direito Agrário Contemporâneo. Belo Horizonte: Del Rey, 2004, e com Alcir Gursen de Miranda e Mário Lúcio Quintão Soares. O Direito Agrário na Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

Finalmente, é Fundador e Coordenador da Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação, em publicação pela supra referida C.ia Editora Forense e à qual o De lege agraria nova está associado.

Cabe ainda acrescentar que a respectiva actividade científica e pedagógica pode ser acompanhada pela sua Página, bem como pelo Blog que mantem.

Nenhum comentário: