quarta-feira, abril 30, 2008

"ARFA e ASAE assinam acordo de cooperação"

Como noticia A Semana online, "A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) e a Autoridade de Segurança Alimentar (ASAE), de Porugal, assinam amanhã, 30, um acordo de cooperação. A assinatura acontece no decurso da visita que o presidente da ASAE, António Manuel Nunes, efectua a Cabo Verde desde ontem, segunda-feira.
Nesta visita, que acontece à convite do presidente da ARFA e prolonga-se até 2 de Maio, o Inspector-Geral da ASAE, António Manuel Nunes, e comitiva integrada por Barreto Dias, Sub-inspector Geral e Director Científico, Pedro Picciochi, Director de Planeamento e Controlo Operacional, e Valdemar Silva, Director de Gabinete do Inspector-Geral, manterão encontros com vários dirigentes nacionais.
Do programa conta a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a ARFA e a ASAE previsto para o dia 30, pelas 10h30, nas instalações da ARFA. Nesse dia, serão realizados duas palestras proferidas por Barreto Dias e Pedro Picciochi, no pelas 16h45 no auditório do BCA em Chã d'Areia.
As palestras versarão os temas: 'Segurança dos alimentos: Análise de riscos. Papel do laboratório de controlo da qualidade neste contexto' e 'A inspecção no contexto de liberalização do mercado: Seu papel e importância no funcionamento do mercado'.
De referir que a ARFA - Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares, é a autoridade em Cabo Verde que controla a qualidade de medicamentos e alimentos para uso humano e animal. A ARFA é ainda a entidade nacional responsável pela certificação, regulação técnica e económica, bem como a supervisão e fiscalização dos sectores farmacêutico e alimentar de Cabo Verde .
A sua principal missão é garantir a qualidade e a segurança dos produtos farmacêuticos e alimentos, prevenindo os riscos desde a produção até ao consumidor final, promovendo a 'cultura da qualidade' em prol da protecção da saúde pública e da defesa dos interesses do consumidor."

Nenhum comentário: