sexta-feira, março 06, 2009

"Reforma de PAC: a Comissão regozija-se com o êxito da reforma da UE no sector do açúcar, no momento em que o processo de reestruturação termina"

Segundo a Sala de Imprensa da U.E., "O regime de 2006-2009 para a reestruturação da indústria açucareira europeia resultou numa renúncia, cifrada em de 5,8 milhões de toneladas, à quota, valor muito próximo do objectivo inicial de 6 milhões de toneladas. No final deste processo de quatro anos, um elemento-chave da reforma de 2006 do sector açucareiro, a quota da UE para o açúcar e a isoglicose foi reduzida para 14 milhões de toneladas (dos quais 13,3 milhões de toneladas de açúcar). A produção de açúcar da União Europeia está agora concentrada em 18 Estados-Membros (23 antes da reforma) que gozam de condições agronómicas favoráveis, e quase 70 por cento de produção concentra-se nos sete Estados-Membros com os rendimentos de açúcar mais elevados. Os preços no mercado interno revelam uma tendência para a baixa, coerente com o objectivo da reforma de criar um sector do açúcar comunitário sustentável e concorrencial.
'Tenho o prazer de anunciar que a reforma do sector do açúcar foi um êxito', proferiu Mariann Fischer Boel, Membro da Comissão responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural. 'Tratava-se de uma das peças centrais do meu mandato actual e é muito gratificante estarmos tão perto do nosso objectivo ambicioso. O sector do açúcar na UE precisava desesperadamente de ser reformado. Uma produção e preços sustentáveis garantem um futuro concorrencial para os nossos produtores'." (A hiperconexão foi acrescentada)

Este Comunicado foi também distribuído, na íntegra, nas Línguas Portuguesa e Espanhola.

Nenhum comentário: