quarta-feira, maio 14, 2008

"Europa vai suspender taxa sobre importação de cereal"

O Jornal de Notícias de hoje dá conta que "A União Europeia (UE) vai prolongar por um ano a suspensão de direitos aduaneiros aplicados à importação da maior parte dos cereais, para fazer face à elevada procura e aos preços altos, disse ontem fonte comunitária, citada pela France Presse.
Os direitos de importação foram suspensos pela primeira vez a 1 de Janeiro, por seis meses, até 1 de Julho de 2008, e a Comissão Europeia, que tem essa prerrogativa desde 2007, vai prolongar a suspensão 'até 2009', acrescentou a mesma fonte.
A UE, que em anos normais é auto-suficiente para os cereais, e importa apenas milho, foi 'importadora líquida de cereais na campanha 2007-2008', depois de ter tido colheitas medíocres sucessivas, devido à más condições climatéricas, indicou. 'Se as tarifas não tivessem sido suspensas, a UE teria de pagar mais caro pelo milho e sorgo' usados na alimentação animal.
Por outro lado, a UE deverá eliminar, em definitivo, a obrigação do pousio. A disponibilidade de quatro a cinco milhões de hectares deverá permitir uma produção suplementar de 30 milhões de toneladas de cereais na próxima campanha.
'No entanto, os preços dos produtos de base agrícola vão continuar elevados, devido aos preços da energia e da forte procura, disse ainda."

Nenhum comentário: