vineri, mai 02, 2008

Brasil contará com serviço de previsão diária de gás ozônio

Segundo divulgou Folha On Line, a partir de junho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) deverá disponibilizar na internet a previsão para o dia seguinte da poluição por ozônio, um dos poluentes mais nocivos à saúde humana. Atualmente, O serviço conta com a previsão de qualidade do ar e mostra apenas a concentração de monóxido de carbono e de material particulado, no site meioambiente.cptec.inpe.br.
“O ozônio na estratosfera (a cerca de 25 km de altitude) tem a função de proteger a Terra dos raios ultravioleta. Porém, na troposfera (mais próximo ao solo), onde as pessoas respiram, ele é tóxico.
Quando a qualidade do ar está ruim para ozônio, pessoas com doenças respiratórias têm os sintomas agravados e a população em geral pode apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço. Além de afetar a saúde, o ozônio também causa danos à vegetação e prejudica plantações.
O modelo não vai apenas antecipar o nível de ozônio no país, mas mostrar o transporte do poluente e de seus precursores a longas distâncias. Pode ajudar, assim, a observar a contribuição do Brasil na formação de ozônio em países vizinhos”.

Veja a íntegra acessando aqui.

Niciun comentariu: