quinta-feira, janeiro 31, 2008

"UE embarga importação de carne de vaca brasileira"

O Público de hoje noticia que "A União Europeia (UE) suspende a partir de quinta-feira a importação de carne bovina brasileira devido à insuficiência de garantias de qualidade dadas pelo país sul-americano.
Brasília tinha sido avisada em Dezembro de 2007 de que, a partir do início do ano corrente, a importação de carne bovina seria suspensa, caso não fosse exclusivamente proveniente de pastos sujeitos a regras sanitárias incluídas numa lista da UE.
As autoridades brasileiras propuseram um conjunto de 2600 propriedades, que não foram aceites pelas instâncias comunitárias, de acordo com o comissário europeu para a Saúde, Markos Kyprianou. Para haver um volte-face, cada uma das propriedades incluídas na lista das autoridades brasileiras terá de ser alvo de uma aturada inspecção e verificação da documentação legal, explicou Kyprianou. A UE quer que as reses fiquem em quarentena antes de serem abatidas.
Em Novembro de 2007, veterinários europeus que visitaram o Brasil identificaram 'várias deficiências graves nos sistemas de verificação e nas condições sanitárias', em especial em três estados atingidos por um surto de febre aftosa.
'É uma medida puramente proteccionista. Não tem nada a ver com questões sanitárias. O objectivo é aumentar o preço da carne de vaca irlandesa', disse Marcus Vinicius Pratini
de Moraes, presidente da Associação de Exportadores de Carne Bovina.
O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina, com 2,3 milhões de toneladas por ano, um terço do total mundial."

Nenhum comentário: