quinta-feira, setembro 06, 2007

"Biocombustíveis e a inclusão social da agricultura familiar são tema de palestra"

"O Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) promove nesta quinta-feira, 6 de setembro, a palestra 'O Programa Nacional de Biocombustíveis e a inclusão social da agricultura familiar'. O evento dá continuidade ao projeto Gestão de Políticas Agrárias e Agrícolas. A palestrante será Edna Carmelio, consultora em biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento acontece no Rio de Janeiro, na sede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), a partir das 14h.
De acordo com Edna Carmelio, o objetivo da palestra é mostrar como foi criado o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e como a agricultura familiar está contemplada no processo. 'O OPPA está na primeira fase de pesquisas sobre o tema, então apresentaremos os desafios para implantar o Programa e suas perspectivas', disse Edna.
O OPPA, coordenado pelo pesquisador Sérgio Pereira Leite, foi criado em 2005, como desdobramento do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à pesquisa 'Avaliando as políticas públicas no Brasil. O papel dos policy-makers'. O objetivo do Observatório é fazer a análise, avaliação e o monitoramento de políticas públicas voltadas ao meio rural brasileiro, em particular as relacionadas às áreas de segurança alimentar; reforma agrária; negociações agrícolas internacionais; crédito rural e agricultura familiar; desenvolvimento dos territórios rurais e sustentabilidade; e, mais recentemente, agro/bioenergia e o programa brasileiro de biocombustíveis.
A palestra é voltada para pesquisadores, professores, estudantes, organizações não-governamentais, agências governamentais, e representantes de entidades da sociedade civil, e será aberto ao público interessado.
Atualmente o OPPA é apoiado pelo CPDA/UFRRJ, Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), CNPq e pela Action Aid.
Serviço
Palestra 'O Programa Nacional de Biocombustíveis e a inclusão social da agricultura familiar'
Data: 06 de setembro
Local: CPDA-UFRRJ (Av. Presidente Vargas, 417 – 6º andar – Centro, Rio de Janeiro, RJ)
Horário: 14h."

Nenhum comentário: