quinta-feira, junho 28, 2007

"Manuel Pinho apresenta hoje sistema de certificação energética dos edifícios"

O Diário Económico adianta que "O ministro da Economia, Manuel Pinho, apresenta hoje um novo sistema que vai obrigar a que todos os pedidos para licenciamento de edifícios com mais de 1000 metros quadrados sejam, a partir de 1 de Julho, acompanhados por um certificado de eficiência energética, que deverá custar cerca de 500 euros.
O Sistema de Certificação Energética e de Qualidade do Ar Interior dos Edifícios é um dos principais instrumentos que o Governo quer implementar para promover a eficiência energética no país.
O novo sistema de certificação tem como objectivo aumentar em mais de 30% a eficiência energética dos edifícios e obriga a que, no futuro, todos as novas construções tenham, à semelhança do que acontece com os electrodomésticos, um certificado que caracteriza o consumo energético do edifício.
A aplicação do Sistema de Certificação Energética será feita em três fases. A primeira, que começa a 1 de Julho deste ano, abrange os novos edifícios destinados à habitação com área útil superior a 1000 metros quadrados e os edifícios de serviços novos ou que sejam objecto de grandes obras de remodelação. A segunda, que começa a 1 de Julho de 2008, abrange todos os edifícios novos, independentemente da sua área ou utilização. A terceira fase tem início a 1 de Janeiro de 2009 alargando-se o sistema de certificação a todos os edifícios." (A hiperligação foi acrescentada)

Nenhum comentário: