De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, "O Governo chumbou ontem dois empreendimentos turísticos previstos para a zona da albufeira de Castelo de Bode. Os aldeamentos 'Vale Paraíso' e 'Chã d'Oliveira' receberam declaração de impacte ambiental negativa do secretário de Estado, Humberto Rosa por não serem considerados respeitadores do plano de ordenamento da zona.
Nos dois projectos foi considerada excessiva a densidade populacional prevista, uma vez que, considera o Governo, 'não respeita o Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo de Bode (POACB). Isto é, a superfície de referência não é coincidente com as áreas turísticas, classificadas'.
No projecto Vale Paraíso, a instalação de uma terceira lagoa - localizada numa zona de uso florestal - e a criação de um centro hípico foram motivos para a tutela do ambiente considerar que havia desacordo entre o projecto turístico e o POACB. O promotor pretendia captar água na albufeira para piscinas e lagoas e ainda utilizar compostos azotados e fitofármacos no tratamento dos espaços verdes.
No aldeamento Chã d'Oliveira, a declaração emitida foi negativa porque o Governo considerou que o tratamento dos efluentes na ETAR poderia vir a contaminar o maior reservatório de água do País." (A hiperligação foi acrescentada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário