segunda-feira, agosto 29, 2005

Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação (Publicação)


Informamos que a Editora Forense acaba de trazer a público a Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação (Rio de Janeiro, a. 1, n. 1, jul. 2004/jun. 2005. 512p.).
Esta revista, com periodicidade anual, é a publicação oficial da Academia Brasileira de Letras Agrárias, tendo resultado de projeto institucional concebido pelo Diretor de Biblioteca e Documentação da ABLA, Lucas Abreu Barroso, e estando sua organização sob a responsabilidade dos acadêmicos Alcir Gursen De Miranda, Elisabete Maniglia e Lucas Abreu Barroso.
Destarte, a Academia Brasileira de Letras Agrárias cumpre um de seus principais objetivos estatutários, o de “estimular e publicar estudos de temas agrários e afins, sob forma de livros, revistas ou jornais” (art. 1º, alínea e).
Metodologicamente, a revista está disposta em 7 (sete) seções: doutrina; jurisprudência e legislação; pareceres e trabalhos forenses; memória acadêmica; documentos históricos; recensões e indicações bibliográficas; eventos e notícias (Leia mais a respeito no De lege agraria nova extensa).
Acreditamos que esta revista é uma forma concreta de se discutir temas literários e filosóficos, com enfoque agrário, ambiental e da alimentação, promovendo a cultura em todos os seus aspectos, uma vez que favorece e estimula o estudo, a pesquisa e a divulgação dessas matérias.
Justo é agradecer a Francisco Bilac M. Pinto Filho, na pessoa de quem também a todos os demais dirigentes da Editora Forense, por tanto acreditar neste projeto. O professor Manuel David Masseno, merece agradecimento especial, pelo apoio científico em tornar realidade a revista.
Esta que pode ser adquirida através da venda on line do site da Editora Forense ou nas livrarias jurídicas (físicas e virtuais) de todo o Brasil.