domingo, agosto 17, 2008

"Países da CPLP debatem o problema do acesso à água"

Como dá conta o Diário de Notícias, "Os responsáveis de estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) debatem segunda-feira na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, o 'acesso à água', discutindo questões sobre a origem daquele recursos, distribuição e saneamento.
O 'evento lusófono', organizado por Portugal na Tribuna da Água, será inaugurado pelo director-geral da CPLP, Hélder Vaz. O presidente do Instituto da Água de Portugal, Orlando Borges, intervirá sobre a experiência portuguesa em 'usos da água em rios compartilhados' e será igualmente um dos moderadores.
A problemática da 'contingência das águas transfronteiriças' será abordada pelo director-geral dos Recursos Hídricos do Ministério dos Recursos Naturais e Ambiente da Guiné-Bissau, Barros Bajai. Em representação de São Tomé e Príncipe, participará a directora dos Recursos Naturais e Energia do Ministério dos Recursos Naturais, da Energia e do Ambiente, Lígia Barros, com uma intervenção sobre a água como 'ponto chave na luta contra a pobreza'.
O director Nacional de Águas de Angola, Armindo Silva, intervirá sobre os planos directores de abastecimento de água e saneamento, e experiência da integração das políticas de recursos hídricos e saneamento no Brasil será abordada pelo secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente daquele país. O percursos de Cabo Verde e os 'desafios futuros no domínio do abastecimento de água' será abordado pelo presidente do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, António Pedro Borges.
A experiência da descentralização e gestão participativa dos recursos hídricos em Moçambique será descrita pelo director Nacional de Águas, Julião Alferes, e o acesso à água e saneamento em Timor-Leste serão abordados pelo oficial técnico da Direcção Nacional dos Serviços de Água e Saneamento daquele país.
A Expo 2008 decorre até 14 de Setembro num recinto de 25 hectares e com a participação de 105 países." (A imagem e as hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: