sábado, abril 09, 2005

UMAU sem Rede...

A UMAU - União Mundial dos Agraristas Universitários (pelo Direito Agrário e o Direito da Alimentação) agrupa Professores e Pesquisadores e é a maior e mais relevante organização internacional nestes domínios.
Criada em 16 de Maio de 1988 por iniciativa do Professor Antonio Carrozza (†), da Universidade de Pisa, teve ainda por fundadores os Professores Alfredo Massart, da Scuola Superiore Sant'Anna também de Pisa, Louis Lorvellec (†), da Universidade de Nantes, Agustin Luna Serrano, da Universidade de Barcelona, David Ngarimaden Houdeingar, da Universidade de N’djaména (Chade), Luigi Costato, da Universidade de Ferrara, Ricardo Zeledon Zeledon, da Universidade da Costa Rica e Magistrado do Tribunal Supremo de Justiça, Jacques David, da Universidade de Poitiers e Guillermo Vásquez Alfaro, da Universidade Nacional Autónoma do México, pela ordem presente na Acta de constituição.
Até ao momento, a UMAU promoveu oito Congressos, tendo o último sido realizado Vera Cruz - Boca del Río, México, entre 23 e 27 de Setembro de 2003, tendo por temas 'Água - Biodiversidade - Tratado de Livre Comércio - Posse da Terra - Estruturas Agrárias - Trangénicos', cujos conteúdos estão aliás em-linha.
Porém, a presença da UMAU na Rede tem sido sempre pouco consentânea com o respectiva relevância científica. Com efeito, durante a Presidência do saudoso Prof. Louis Lorvellec, foi criada uma primeira Página, alojada no servidor da Faculdade de Direito e de Ciências Políticas da Universidade de Nantes, tendo a mesma sido depois transferida para um outro servidor francês, sempre com um feitura artesanal e sem ter sequer um domínio próprio. Mesmo assim, há quase um ano que até esta Página está inacessível...
Cumpre recordar que nestes domínios do saber jurídico entramos Páginas associativas internacionais, como a AIDV - Associação Internacional dos Juristas do Direito da Vinha e do Vinho, europeias como o CEDR - Comité Europeu de Direito Rural e a AEDA - Associação Europeia pelo Direito da Alimentação, além de nacionais como a ABDA - Associação Brasileira de Direito Agrário, a AALA - American Agricultural Law Association, a DGAR - Deutsche Gesellschaft für Agrarrecht, a AFDR - Association Française de Droit Rural, a britânica ALA - Agricultural Law Association ou até a NFLR - Norsk forening for landbruksrett.

Um comentário:

João Soares disse...

Um blogue que fazia falta!!
Parabens e muitos posts.
Prometem...
http://bioterra.blogspot.com